sábado, maio 30, 2015





QUEM MANDA SER GULOSO


PLANTAÇÃO DE MILHO DO BOM


AMENIDADES
DIFERENÇA ENTRE VOCÊ E TU
***
O Diretor Geral de um Banco, estava preocupado com um jovem e brilhante Diretor, que depois de ter trabalhado durante algum tempo junto dele, sem parar nem para almoçar, começou a ausentar-se ao meio-dia. Então o Diretor Geral do Banco, chamou um detetive privado do banco e disse-lhe:
– Siga o Diretor Lopes durante uma semana, espero que ele não ande fazendo algo sujo.
O detetive, após cumprir o que lhe havia sido pedido, voltou e informou:
– O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega seu carro, vai a sua casa almoçar, faz amor com sua mulher, fuma um dos seus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
Responde o Diretor Geral:
– Ah, bom, antes assim. Não há nada de mal nisso.
Logo em seguida, o detetive, querendo fazer se entender melhor, pergunta:
– Desculpe. Posso tratá-lo por tu?
– Sim, claro – respondeu o Diretor surpreso.
– Bom então vou repetir: – disse o detetive
– O Diretor Lopes sai normalmente ao meio-dia, pega teu carro, vai até a tua casa almoçar, transa com tua mulher, fuma um dos teus excelentes cubanos e regressa ao trabalho.
É assim!
Ao que o Diretor Geral acrescentou.
– Mas que grandissíssimo filho da puta!



BRASILEIROS APOIAM CONSTRUÇÃO DE SHOPPING PARA POLÍTICOS NA CÂMARA, DESDE QUE SEJA NA CÂMARA DE GÁS
Os brasileiros ficaram felizes com a construção de um shopping na câmara, mas a felicidade acabou quando descobriram que a câmara não era de gás.
Segundo Cunha, a ideia é diminuir a corrupção no Brasil: “com o shopping, os políticos poderão se distrair e não ficarão de mente vazia pensando em besteira.”
Se a medida der certo, outras obras faraônicas já estão na lista: o parque de diversões, a discoteca e o termas da câmara.


JOAQUIM LEVY HIPOTECA RORAIMA
BOA VISTA - Obrigado a recorrer à economia criativa para evitar que o Brasil fique negativado, o Ministro da Fazenda, Joaquim Levy, apresentou um pacote de ajuste fiscal 2.0. "Já reuni toda a documentação para dar entrada a um pedido de crédito consignado no Cacique. Como garantia, hipotequei Roraima", comunicou.
O novo pacote de Joaquim Levy também prevê a concessão do Acre, do Espírito Santo e da estátua de Borba Gato, em São Paulo, para a iniciativa privada. "No caso do Acre e do Espírito Santo, faremos uma concorrência para ver qual consórcio da Odebrecht tem mais capacidade para gerir os estados até 2088. No caso do Borba Gato, a intenção é exorcizar o poder público dessa atrocidade mesmo", terceirizou.
Joaquim Levy prometeu também negociar pessoalmente as reduções salariais do Corinthians, o aumento da audiência da novela Babilônia e a diminuição do custo final do casamento de Preta Gil.


MÚSICA GOSPEL ALTA SÓ FAZ JESUS SER XINGADO PELOS VIZINHOS, DIZ PESQUISA
Se você coloca música gospel alta em sua casa achando que está levando a palavra do Senhor para os vizinhos, você está fazendo isso errado. Pelo menos é o que diz uma pesquisa realizada pela Secretaria Geral Unificada de Religião e Ateísmo do Núcleo de Pesquisas para a América Latina (SEGURA-Nupal).
De acordo com o levantamento, a música alta (seja qual for) causa irritação em quem a ouve involuntariamente. Em se tratando de música gospel, essa irritação se traduz em blasfêmia.
Um grupo de ateístas, agnósticos e pessoas de bom senso se reuniu para lançar a campanha “Louve baixo, Jesus não é surdo”. Que visa conscientizar os evangélicos a diminuírem o volume da música gospel.


URGENTE: FELIPÃO CAIU ANTES DO GRÊMIO!
Felipão não é mais técnico do Grêmio. O Bigode sai do clube após quase ir para a Libertadores e quase desbancar o Inter como dono do Rio Grande do Sul.
Contudo, se alguém achava que o técnico ficaria triste com a demissão, se enganou. Em entrevista exclusiva ao portal Olé do Brasil, Felipão comemorou sua saída: “Finalmente! Achei que depois de perder do Coritiba e tomar 5 gols em 2 jogos, iriam me demitir, mas o não ocorreu.  Por isso, tive que pedir. Estou muito feliz, não ia querer treinar o clube na Série B, e ainda tenho chances de ir para outra agremiação ainda este ano.”, comemorou o ex-treinador.
Felipão abandonou o Palmeiras e o Verdão caiu. Felipão abandonou o Grêmio, “carregando”…


FILHA DO KEN HUMANO E DA MULHER BONECA SUSI FAZ PLÁSTICA PRA FICAR IGUAL A LU PATINADORA
A moda das plásticas radicais para parecer com bonecos chegou ao mundo infantil. A primeira – pudera! – é Kensi, a filha do Ken Humano (aquele que se diz O verdadeiro) e da Mulher Boneca Susi. A menina, de cinco anos, que vinha sendo escondida pelo casal para causar impacto no pós-operatório, está terminando o processo de transformação. E o Sensacionalista conseguiu esta fotografia exclusiva, que mostra a incrível semelhança.
Além das feições da Lu Patinadora, Kensi teve implantado na cabeça o capacete amarelo e rodinhas nos pés, de forma a dar mais realidade a sua transformação.
Mas uma nova polêmica já está a caminho: a filha do outro Ken Humano (que também se diz O verdadeiro) e da Barbie Humana também se transformou em Lu Patinadora. “Foi tudo feito para nos atingir”, diz o Ken Humano. “A garota ia se transformar na Moranguinho, mas desistiram só para nos desafiar!”, afirma.


CPI PEDE EXUMAÇÃO DO PT
COLÉGIO SION - O presidente da CPI da Petrobras, deputado Hugo Motta, apresentou um requerimento pedindo a exumação do PT. "Há rumores de que o Partido dos Trabalhadores possa estar vivo", explicou, para espanto geral. "Desconfio que o PT esteja se fingindo de morto para que a investigação sobre o petróleo se volte para José Janene, que foi visto num iate em Miami abraçado com Elvis Presley", completou, soturno.
Dilma prometeu dar autonomia total à Funerária Federal. "Não teve, no nosso mandato, Coveiro Geral da República. Vamos investigar tim-tim por tim-tim, doa a quem doer", assegurou, erguendo um crucifixo. Irritado, Lula reclamou que a imprensa está tentando dividir o país entre vivos e mortos.


PAULO VILHENA ACHA INFANTIL SER CHAMADO DE “PAULINHO” E DÁ A LÍNGUA PARA APRESENTADOR
O atorzinho Paulinho Vilheninha ficou irritadinho ao ser chamadinho no diminutivinho pelo apresentadorzinho Flavinho Cantinho do programinha Corujãozinho do Esportinho.
Segundo Flavinho, Paulinho foi muito bobinho ao ficar ofendidinho e lhe agredir de feinho, bobinho e chatinho, além de dar a linguinha em rede nacionalzinha. Eleszinhos romperam a amizadezinha com Flavinho separando com seu dedinho os dedinhos de Paulinho.

DOSSIÊ FACHIN - A FARSA DE UM COMUNISTA
POLITBURO - Ciente de seu papel na verdejante democracia brasileira, este piauí Herald lançou mão de traças treinadas pelo FBI para identificar documentos, fotografias e provas concretas contra o ex-agente da KGB recém-infiltrado no STF: seu codinome é Luiz Edson Fachin. A ação resultou no Dossiê Fachin - a farsa de um comunista, que você vê a seguir com exclusividade.
Fachin foi para Cuba. Timoneiro de Che e Fidel na década de 60, o magistrado burilava a vocação comunista que o levou a ser professor infiltrado. Documentos secretos mostram como Fachin foi responsável pelo embasamento jurídico da nova ditadura após a Revolução que derrubou Fulgêncio Batista do poder. A foto acima comprova que Fachin não ensinava os revolucionários a pescar. Apenas dava o peixe.
Stálin, Lênin e Fachin formavam um trio tão respeitado quanto Suárez, Neymar e Messi. Mesmo sem o brilho histórico de seus companheiros, Fachin foi fundamental para regulamentar a passagem de bastão para Stálin após a morte de Lênin. No jargão futebolístico, Fachin não jogava para a torcida, mas era importante taticamente. Um garçom da revolução.
Fachin foi o responsável legal pela viabilização de túneis para os soldados vietnamitas na luta contra o imperialismo.
Fachin se graduou em Comunismo pela Universidade Popular da China e deu aulas de cultura para Mao Tsé Tung
Num intercâmbio na Coreia do Norte, à guisa de um MBA às custas do Estado, Fachin elaborou cláusulas de contrato para a estatização de todos os locais apontados por Kim Jogn Un.


APÓS CAUBY ASSUMIR QUE É GAY, LOURO JOSÉ ASSUME QUE É UM BONECO
Está na moda assumir o óbvio. Após 53 anos de carreira, o cantor Cauby Peixoto resolveu sair do armário. Após a declaração bombástica de Cauby, o papagaio Louro José também resolveu assumir que é um boneco de látex.
Em entrevista recente, Cauby assumiu sua homossexualidade reprimida durante todos esses anos: “foi muito difícil manter a pose de hétero durante esse tempo todo”, declarou o cantor que vestia um paletó de lantejoulas prateadas e uma peruca de cachos. Cauby declarou ainda que durante boa parte desse tempo ele contou apenas com o apoio de Taiguara Alves da Conceição, um sobrinho adotivo.


BELO DIZ QUE NÃO SE VÊ COMO SEX SYMBOL, FAZENDO CORO AO RESTO DO MUNDO
Depois de emagrecer vinte quilos, ficar tão sarado quanto sua mulher e finalmente largar o cabelo louro escroto, o cantor Belo deu entrevista dizendo que não se vê como símbolo sexual. A declaração, que surpreendeu muita gente, mostra que Belo realmente se tornou alguém mais ligado ao mundo real. Ou que está mentindo, fingindo modéstia.
Belo contou também que modificou sua rotina: além de exercícios físicos, está tomando cuidados com a pele e se alimentando melhor. Trocou as “besteiras” por arroz integral, verduras, legumes e carnes grelhadas.
Agora o próximo passo é que, depois da saúde, sua música melhores com os novos hábitos.


URGENTE: VALDIVIA SE OFERECE PARA CUMPRIR SUSPENSÃO NO LUGAR DE DUDU
Não existe prova de amor maior do que esta. Mostrando ser palmeirense de verdade, Valdivia se ofereceu para cumprir a suspensão de 6 meses no lugar de Dudu. Segundo o Mago, por não atuar com frequência, a suspensão não seria sentida por ele e pelo clube.
“Eu jogo? Vocês sabem que não. Se eu jogar 10 partidas em um ano é muito. Ou seja, em 6 meses, eu perderia umas 5 partidinhas do Brasileirão, daria uns 30 chutes no vácuo a menos, coisa que não mudaria nada para o Palmeiras. Prefiro cumprir a suspensão, ficar no departamento médico jogando meu vídeo game, meu baralho e o Dudu que vá ser feliz.”, disse o chileno.
A condição de Valdivia é o Palmeiras renovar seu contrato por dois anos e liberar a realização de festas no departamento médico do clube durante a noite..
Mesmo se ficar 6 meses sem jogar, Dudu ainda estará mais vezes em campo do que o Mago em 2015.


REPÓRTER NÃO USA FRASE “O CENÁRIO ERA DE GUERRA” E VENCE PRÊMIO ESSO
O repórter Alfredo Paes da TV Notícias venceu o Prêmio Esso de jornalismo com uma inovação arriscada na construção do texto. Descreveu o local de uma explosão de gás sem usar a frase “O cenário era de guerra”. 
A novidade foi aclamada pelos avaliadores. Segundo a presidente da comissão avaliadora Lide dos Santos foi fácil escolher o vencedor: “Recebemos 450 inscrições de reportagens sobre acidentes de carro, desabamentos, explosões de caixa eletrônico e a matéria de Alfredo era a única que não citava a frase já consagrada. Foi por eliminação mesmo. Pelo risco que ele assumiu, todos concordaram com a premiação”. 
Mas uma nova informação pode reverter a decisão: um jornalista que perdeu o prêmio anunciou que vai recorrer porque foi informado que a frase não aparece na reportagem por um mero erro do editor, que a cortou sem querer.


URGENTE: ATLETICANOS PROCURAM PROCON PARA RECLAMAR DE SECADORES QUE NÃO FUNCIONARAM
Não deu para o River Plate segurar o Cruzeiro, e não foi por falta de esforço da torcida do Atlético-MG. Conforme o Olé do Brasil noticiou, os atleticanos secaram de tudo que foi jeito a Raposa. Entretanto, aparentemente, a falha da torcida foi, digamos, mecânica. Segundo alguns torcedores, os secadores adquiridos pelos galinhos para secar o rival não funcionaram.
Revoltados, muitos atleticanos foram ao Procon reclamar dos produtos. A torcedora Magali Nha disse que o secador deixou de funcionar no segundo tempo da partida: “Estava dando tudo certo, mas do nada ele parou de funcionar. Aí fiquei desesperado, porque sabia que o Cruzeiro ia ganhar”, lamentou.
Os problemas para a torcida do Atlético-MG não param por aí. O alto investimento feito em camisas dos adversários do Cruzeiro desde a secada contra o Estudiantes, somada à viagem para o Marrocos, geraram grande prejuízo financeiro aos sofridos torcedores que nunca forma bicampeões de nada. Segundo o governo de Minhas Gerais, muitos atleticanos perderam tudo e estão morando na rua.

sexta-feira, maio 29, 2015






CHARGES.COM.BR

TÁ FALTANDO BRASILEIRO NESTA GRANDE FAMIGLIA!
- Nunca é demais lembrar:
ISENÇÃO FISCAL PARA 2014 ESTÁ ENTRE AS GARANTIAS DADAS À FIFA PELO GOVERNO
CÂMARA APROVA ISENÇÕES PARA COPA DO MUNDO 2014
SENADO APROVA ISENÇÕES PARA COPA E OLIMPÍADAS
http://congressoemfoco.uol.com.br/noticias/senado-aprova-isencoes-para-copa-e-olimpiadas/
STF DECIDE VALIDAR BENEFÍCIOS À FIFA PREVISTOS NA LEI GERAL DA COPA
LUCRO DA FIFA COM COPA NO BRASIL ATINGE VALOR RECORDE
- Agora, não me venham posar de vestais da moralidade e discursar apoiando todas as investigações, isto vale para os três podres Poderes!
DIGA LÁ BOECHAT!
- Pois é, Boechat, naquele país que não tem Constituição “Cidadã”, trocentas instâncias superiores e “as leis mais avançadas do mundo” não tem cota pra bandido velho, como também não se desprestigia as decisões de primeira instância, não se concede HCs como quem troca de camisa, não tem “presunção de inocência”, “direito a amplo, geral, irrestrito, absoluto, universal, interplanetário e intergaláctico direito de defesa e ao contraditório” e...
- Igualzinho a republiqueta constitucionalíssima, paraíso da impunidade e da chicana jurídica, em que um notável e eminente guardião da Constituição “Cidadã” manda soltar tudo quanto é bandido, até mesmo os com dupla cidadania e estrangeiros que evidentemente sabe-se que ira fugir e ainda lhe conferido este “direito”, muitas vezes aplaudido por este respeitabilíssimo guardião da Constituição “Cidadã”!
- Aliás, diferente do mafioso Pizzolado, o corrupto Marin fará tudo pra querer se julgado na republiqueta e aqui cumprir sua pena, mas felizmente, estas tentativas não encontrarão respaldo!
- Outra coisa, dificilmente os probos e idôneos dirigentes esportivos de Pindorama aceitarão participar de convescotes em hotéis de luxo patrocinado pela organização criminosa FIFA em outros países, já que sabem que, uma vez, pondo os pés em países sérios sairão dentro de um camburão!

POR UMA LAVA JATO NA CBF
BRASÍLIA - Depois do 7 a 1 para a Alemanha, o Brasil levou uma nova goleada dos Estados Unidos e da Suíça. Os dois países, que nunca ganharam a Copa do Mundo, merecem uma medalha pela prisão de José Maria Marin. Talvez a encontrem no bolso do cartola, que já foi flagrado surrupiando premiações de jogadores.
A devassa na Fifa precisa ser o pontapé inicial de uma investigação séria dos desmandos no futebol brasileiro. É hora de deflagrar uma Lava Jato da bola, começando pelos negócios suspeitos da CBF e pelas obras bilionárias do Mundial de 2014.
A apuração não pode se restringir à triste figura de Marin, um viúvo da ditadura militar que ressurgiu das cinzas como boleiro. Ele é indissociável do antecessor, Ricardo Teixeira, e do sucessor, Marco Polo Del Nero.
Quando o novo escândalo estourou, a CBF soltou uma nota tentando se desvincular de Marin. Não convenceu nem Dona Lúcia, a velhinha que acreditava no Felipão. Além de batizar a sede da entidade, o cartola preso é seu atual primeiro vice-presidente e substituto imediato de Del Nero. O segundo é Fernando Sarney, filho de quem o sobrenome indica.
Por muitos anos, o discurso de que a CBF é privada foi usado para barrar a investigação de seus dribles na lei. A tese omite que a confederação se mantém intocável graças à proximidade com os políticos. Hoje sua diretoria abriga dois deputados, Marcelo Aro (PHS-MG) e Vicente Cândido (PT-SP), que tentam derrubar as medidas saneadoras da MP do Futebol.
O senador Romário (PSB-RJ) quer criar uma CPI sobre o novo escândalo. A ideia é oportuna, mas não deve substituir outras ações na esfera judicial. Como mostrou o FBI em Zurique, as coisas só vão mudar se a Polícia Federal e o Ministério Público também entrarem no jogo.
jornalista Bernardo Franco

quinta-feira, maio 28, 2015






IH, MAIS UM QUE A REPUBLIQUETA, ONDE SÃO ASSASSINADAS 56 MIL PESSOAS AO ANO, MUITO HUMANITÁRIA, COMOVIDA PEDIRÁ CLEMÊNCIA!
DEPUTADOS QUEREM BARRAR NOVO MANDATO DE PROCURADOR-GERAL
Deputados pretendem apresentar nesta semana emenda que proíbe a recondução ao cargo do procurador-geral da República –incluindo o atual ocupante do posto, Rodrigo Janot, responsável por inquéritos contra políticos na Operação Lava Jato.
O deputado federal Paulinho da Força (SDD-SP) já iniciou a coleta de assinaturas para a apresentação da emenda, que será incluída na PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que fixa o mandato dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal).
Câmara e Senado acordaram votar essa PEC antes do segundo semestre. Assim, o texto com a emenda pode ser aprovado a tempo de inviabilizar a recondução de Janot, cujo mandato termina em setembro. Se reconduzido pela presidente Dilma Rousseff, ele teria direito a mais dois anos.
No momento, Janot está no início das investigações contra os congressistas suspeitos de participar do esquema de corrupção na Petrobras.
"A recondução de um procurador-geral já viciado não é boa para o Ministério Público. É importante que haja uma oxigenação", disse Paulinho.
Segundo o deputado, a emenda tem o apoio do bloco liderado pelo PMDB na Câmara, formado também por PP, PTB, PSC, PHS e PEN.
...
- Ainda bem que temos um ilibado e respeitável Congresso, acima de qualquer suspeita, senão daria até pra pensar tratar-se de intimidação e retaliação dos maiores clientes da Suprema Corte!
- Diga lá eminente decano:
- Diga lá Boechat
- Pensando bem, se o Ministério Público precisa de oxigenação, o idôneo Congresso precisa de dedetização e haja creolina!
AMENIDADES
O sujeito vê uma placa: “Precisa-se de assistente de Ginecologista”. Ele entra e pede mais informações. A atendente explica: – É muito simples. O trabalho consiste em preparar as pacientes para o exame. Você deverá ajudá-las a se despir, fazer uma depilação nos pelos púbicos com gilete e depois passar um creme suavizante. O salário é de R$ 3.000,00, com carteira assinada e benefícios, mas você vai ter que ir até Santos. O sujeito fica todo animado: – Puxa, que legal! E Santos fica só a 80 km. de São Paulo. O emprego é lá? – Não. Lá é onde está o fim da fila.
DOCUMENTOS MOSTRAM COMO A CBF 'VENDEU' A SELEÇÃO BRASILEIRA
A seleção brasileira virou uma mina de ouro para empresários e CBF. Contratos secretos obtidos pelo Estado revelam, de forma inédita, como a entidade leiloou a seleção em troca de milhões de dólares em comissões a agentes, cartolas, testas de ferro e empresas em paraísos fiscais, longe do controle da Receita Federal brasileira.
Pelos acordos, a lista de jogadores convocados precisa atender a critérios estabelecidos pelos parceiros comerciais e qualquer substituição precisa ser realizada em "mútuo acordo" entre CBF e empresários. O contrato deixa claro: o jogador que substituir um "titular" precisa ter o mesmo "valor de marketing'' do substituído.
As condições fazem parte de minutas de contratos secretos obtidos pelo Estado e que revelam, de forma inédita, como a CBF leiloou a seleção brasileira, em troca de milhões de dólares em comissões a agentes, cartolas, testas de ferro e o envolvimento de empresas em paraísos fiscais, longe do controle da Receita Federal brasileira.
Desde 2006, a CBF mantém um contrato com a companhia ISE para a realização dos amistosos da seleção. O acordo foi mantido em total sigilo por quase dez anos. Documentos obtidos pelo Estado revelam agora que a ISE é uma empresa de fachada com sede nas Ilhas Cayman. Não tem escritório nem funcionários. É mera Caixa Postal, número 1111, na rua Harbour Drive, em Grand Cayman. A ISE é apenas uma subsidiária do grupo Dallah Al Baraka, um dos maiores conglomerados do Oriente Médio, com 38 mil funcionários pelo mundo.
Em 2011 esse contrato de 2006 foi renovado por dez anos pelo então presidente da CBF, Ricardo Teixeira, em um encontro em Doha, no dia 15 de novembro. Ele seria oficializado no dia 27 de dezembro daquele ano. Entre 2006 e 2012, a ISE sublicenciou a operação para a Kentaro, companhia que passou a implementar cada partida da seleção com base no acordo.
Em 2012, o contrato de operação passou para as mãos da Pitch International, depois de uma negociação com a ISE e a CBF que continua em vigência.
Nos primeiros acordos e emendas entre a CBF e a ISE, os termos não faziam qualquer menção às regras para a convocação de jogadores. Tudo mudaria em 2011. Os aspectos esportivos foram colocados em segundo plano. Trata-se, acima de tudo, de um esquema para explorar a marca da seleção em todos os seus limites, independentemente do resultado em campo ou do significado de uma partida para a preparação do time.
Convocados
Pelo acordo secreto, ficou estipulado que a seleção deveria entrar em campo sempre com seus principais jogadores, sem qualquer possibilidade de testar jovens promessas ou usar amistosos para preparar o grupo olímpico. "A CBF garantirá e assegurará que os jogadores do Time A que estão jogando nas competições oficiais participarão em qualquer e toda partida", diz o artigo 9.1.
Qualquer violação desse acordo significa pagamento menor de cota. "Se acaso os jogadores de qualquer partida não são os do Time A, a taxa de comparecimento prevista nesse acordo será reduzida em 50%", estipula o contrato. Por jogo, a CBF sai com US$ 1,05 milhão (R$ 3,14 milhões) se seguir o acordo.
Caso um jogador seja cortado por contusão, por exemplo, a CBF precisa provar com um certificado médico aos empresários da ISE que o atleta não tem condições de jogar. "Qualquer alteração à lista será comunicada por escrito à ISE e confirmada por mútuo acordo. Nesse caso, a CBF fará o possível para substituir com novos jogadores de nível similar, com relação a valor de marketing, habilidades técnicas, reputação.''
Para deixar claro o que significa "Time A", a ISE alerta que não aceitaria o que ocorreu em novembro de 2011 quando o Brasil foi ao Gabão e depois a Doha para enfrentar o Egito. Na época, o então treinador, Mano Menezes, não contou com Neymar, Ganso, Lucas, Marcelo, Kaká e Leandro Damião, nomes da lista original para os amistosos.
No novo contrato (o que passou a valer em dezembro daquele ano e vai até 2022) a empresa deixou claro que tal situação passaria a ser punida com uma redução em 50% do cachê pago.
Além disso, todos os direitos de transmissão, copyright ou qualquer outro aspecto ficam sob controle total da empresa de fachada registrada nas Ilhas Cayman. Num dos artigos do contrato, fica ainda estipulado que, mesmo que o acordo for suspenso, os direitos de copyright são mantidos sem data para acabar. Qualquer violação significa que a CBF teria de pagar uma multa de US$ 1 milhão.
O contrato ainda prevê que os períodos de preparação da seleção brasileiras para as Copas de 2018 e 2022 também serão de exploração exclusiva da ISE.
O acordo ainda termina com termo bem claro: confidencialidade. "Todos os termos e condições deste acordo serão tratados pelas partes como informações confidenciais e nenhuma das partes os divulgará".
Guerra
Os documentos também revelam uma guerra interna na CBF pela fatia mais importante dos lucros. Quando Ricardo Teixeira assinou o novo acordo com a empresa de Cayman (em 15 de novembro de 2011), ele já planejava sua saída da entidade, passando o controle para José Maria Marin e Marco Polo Del Nero. Mas o que se viu na transição de poder dentro da CBF foi um braço de ferro que, ao final, seria vencido por Teixeira, mesmo já fora da entidade.
E-mails confidenciais obtidos pelo Estado revelam que Marin e Del Nero, o atual presidente da CBF, estavam negociando um novo contrato com a Kentaro, que oferecia aos parceiros valores superiores aos que estavam sobre a mesa, deixados por Teixeira.
Quem convenceu Marin e Del Nero a se lançar na ofensiva foi o Grupo Figer, que não poupou recursos e viagens para garantir o que seria um negócio da China. Documentos mostram que a família Figer, atuando apenas como intermediadora na assinatura de um contrato entre Kentaro e CBF, ficaria com US$ 132 milhões por permitir mais de cem jogos da seleção entre 2012 e 2022 - valor superior ao que a CBF levaria com base no contrato da ISE.
Todos os detalhes fazem parte de uma ação judicial. De acordo com o relato dos fatos, documentos e e-mails juntados no processo, a renegociação dos acordos para realização dos amistosos teria começado logo depois da renúncia de Teixeira, no dia 8 de março de 2012.
Dias depois, o CEO da Kentaro, Phillip Grothe, enviou e-mail procurando entender o que estava ocorrendo, já que a empresa mantinha um contrato com a ISE desde 2006 e queria saber qual seria o futuro de seu acordo - que venceria em outubro daquele mesmo ano.
Naquele momento, Juan Figer e seus filhos André e Marcel decidiram que o fim da 'era Teixeira' poderia ser ocasião para passar a fazer parte dos intermediários que lucrariam com a seleção. O encarregado de falar com Del Nero foi Marcel Figer.
Ainda de acordo com os fatos relatados no processo, encontros se proliferaram na residência de Marin, na rua Padre João Manuel, esquina com Alameda Franca, num flat de Del Nero em São Paulo, em hotéis em Londres e Budapeste e até na Federação Paulista de Futebol.
Depois de uma série de discussões, a Kentaro, o Grupo Figer, Marin e Del Nero fixaram um encontro em Londres. No dia 25 de abril de 2012, no hotel Claridge. No dia 2 de maio, um e-mail enviado por Phillip Grothe resumia o encontro e traçava as soluções e estratégias para o sucesso da empreitada.
Para que pudessem montar uma proposta que derrubasse o acordo da ISE, um dos sócios do Grupo Figer, Marcel, pediu e obteve de Del Nero uma cópia traduzida do contrato sigiloso entre a entidade e os sauditas, justamente para servir de base para o novo contrato a ser fechado com a Kentaro.
O documento foi fornecido por Del Nero a Marcel num encontro na sede da FPF, no dia 3 de maio de 2012. Marcel aproveitou um momento em que Del Nero se ausentou para fotografar cada uma das páginas, no intuito de encaminhá-las à Kentaro. No dia seguinte, Marcel e Juan Figer foram ao apartamento de Marin e conseguiram dele sinal verde para tocar o acordo.
Contra-ataque
Mas Teixeira não estava disposto a ver a arquitetura que montara na CBF desabar. No dia 19 de maio de 2012, ele viajou até a Alemanha para um encontro com Marin e Del Nero.
Ambos estavam em Munique para a final da Liga dos Campeões, vencida pelo Chelsea. Teixeira, para não ser visto pela imprensa, ficou em uma cidade mais afastada.
Ainda assim, as negociações para mudar o parceiro da CBF teriam sido mantidas. No dia 21 de maio, o advogado do Grupo Figer, Alexandre Verri, elaborou a minuta do contrato entre Figer e Kentaro.
Dois dias depois, André e Marcel Figer teriam viajado para Londres e, dali, usaram um jato privado da Kentaro para ir a Budapeste, no Hotel Four Seasons, onde ocorria uma reunião da Uefa com Marin e Del Nero como convidados. A meta era fechar os últimos detalhes e impedir a contraofensiva de Teixeira.
Cinco dias depois, uma versão final do contrato foi acatada por e-mail tanto pela Plausus, por meio de seu representante legal Santiago Baraibar, como pela Kentaro, pelo seu CEO Philllip Grothe. Entre os itens do acordo estava a comissão de US$ 132 milhões que a Kentaro pagaria para o Grupo Figer. Os empresários das duas empresas chegaram a comemorar no lobby do luxuoso hotel The Dorchester, em Londres.
Mas a renovação pretendida pela Kentaro não vingou. No dia 16 de agosto de 2012, um acordo da CBF foi anunciado com a empresa Pitch International, depois de uma intermediação de Teixeira com os sauditas da ISE. A empresa com sede em Londres, que jamais havia organizado um jogo de futebol sequer, passaria a operar as partidas da seleção brasileira como subcontratada da ISE. O esquema montado por Teixeira estava preservado.
Dias depois, o CEO da Kentaro, Phillip Grothe, enviou e-mail em que dizia: "O acordo foi assinado no dia 15 de agosto. Vinte e quatro horas antes Marin e Marco Polo nunca tinham ouvido falar de Pitch. Nós todos sabemos que a Pitch é apenas a testa de ferro da Al Jazeera. Eu acho que eles pagaram 50 milhões de dólares à ISE e aos outros pela assinatura - totalmente loucos".
Teixeira acabou vencendo e, mesmo fora da CBF, continuou mandando na seleção ao lado de seus parceiros comerciais. E isso tudo até 2022.
DEL NERO NÃO ACHA 'TÃO RUIM' CONTRATO FEITO POR RICARDO TEIXEIRA
Presidente da CBF defende contrato feito na administração anterior
O presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, defendeu o contrato feito na administração Ricardo Teixeira com a ISE para a realização dos amistosos da seleção. Ele disse que o acordo foi estabelecido numa época em que os jogos da equipe feitos no Brasil davam prejuízos e que, hoje, a entidade não corre o menor risco de ficar no vermelho quando o time entra em campo.
“O contrato, na medida do possível, a gente faz para cumprir. Nós chegamos já tinha esse contrato, temos de cumprir. Eu não chego a dizer que esse contrato é tão ruim. Porque quando a gente jogava aqui no Brasil não chegava a tirar esse valor (US$ 1,05 milhão). Hoje quanto é isso? R$ 3 milhões é pouco? Se analisar, hoje o contrato é bom", disse ao Estado.
O presidente garantiu que, em todos os amistosos, as cotas de transmissão são da CBF. “O direito da televisão é nosso, da CBF. Qualquer maneira é da CBF. Fora do Brasil também".
Ele rebate o argumento de que os intermediários ganham muito mais do que a CBF com os amistosos. “Há jogos que dão prejuízos. O amistoso em Porto Alegre (contra Honduras, em 10 de junho) não vai ter lucro. Vai dar o quê? R$ 4 milhões? Fora do Brasil os amistosos que rendem bem é o momento de lucro deles. Eles perdem dinheiro, ganham dinheiro. Perdem e ganham. Mas a CBF não corre risco nenhum.’’
Del Nero enfatizou que não estava na entidade quando os contratos com a ISE foram feitos e afirmou não conhecer seus integrantes. Disse ter sido apresentado a um executivo, mas que seu contato era com um funcionário, com quem tratava sobre “uma série de fatores’’. “Mas fui informado que esse funcionário está saindo da empresa.’’ A relação da diretoria da CBF é com a Pitch, empresa que desde 2012 faz a operação dos jogos da seleção.
O dirigente admitiu ter conversado, junto com o ex-presidente José Maria Marin, com o Grupo Figer, que tinha o objetivo de oferecer novo parceiro para a seleção. “Toda vez que vem uma proposta você tem de ouvir. Se for interessante, podemos romper o contrato (em vigência), desde que sejam pagas as multas. Então nós analisamos (a proposta da Kentaro, via Figer), mas não chegou àquilo que podia interessar.
ISE DEFINE VALOR DOS INGRESSOS E ATÉ QUEM FALA NA SELEÇÃO
- Tá tudo dominado e todo mundo solto!
- E enquanto dona CBF vai cafetizando os clubes falidos dirigidos por gente inescrupulosa a republiqueta patrimonialista cria MP pra anistiar as dívidas dos clubes e os pigmeus do bulevar vão pagando a conta!
- A propósito:
LEVY ENTRA EM CAMPO
A MP do Futebol está nas mãos do ministro Joaquim Levy. Ele precisa adotar uma posição flexível. Torcedor do Botafogo, o relator Otavio Leite diz que alguns clubes não têm condição de pagar toda a prestação nos primeiros dois anos. (coluna Panorama Político – O Globo – 19.05.2015)
- No popular, ainda nem em entrou em vigor a concessão de benesses e já começa o lobby do novo calote!